Pró-labore, é um termo que gera muita dúvida para quem está começando seu negócio. Mas, leia este artigo e entenda de uma vez por todas.

O que é o pró-labore?

Todo empresário, assim que, obtêm um CNPJ e tem uma empresa ativa, passa a ter o direito de retirada de remuneração, em virtude de, seus serviços prestados.

Isso nada mais é do que o Pró-labore ou popularmente conhecido como salário do empreendedor.

Primeiramente, ao estipular o valor do pró-labore, haverá a incidência de INSS sobre a remuneração, com alíquota estipulada em 11% sobre o valor de retirada.

A lei não determina um valor específico, cabe ao empresário ou sócios estipularem o valor do pró-labore, podendo assim aumentar ou diminuir o valor mensalmente (Art.152 da Lei 6.404/76).

A única regra quanto aos valores, é que o pró-labore não pode ser menor, que o salário mínimo vigente.

Lembrando que a retirada do mesmo é OBRIGATÓRIA, segundo o artigo: (Art.12 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991).

A forma mais comum, a fim de que se efetue o pagamento, é a transferência bancária da conta jurídica para a conta física do empresário

Distribuição de Lucros e Dividendos

A distribuição de lucros e dividendos, se dará após o pagamento de todas as despesas da empresa, ou seja, após o A distribuição de lucros e dividendos se dará após o pagamento de todas as despesas da empresa, ou seja, após o pagamento de impostos, o próprio pró-labore estipulado, entre outros custos mensais, e, caso o saldo seja positivo é feito a distribuição do lucro.

Entre outros, caso, sobre valores, ou seja, o saldo seja positivo.

O empresário poderá enviar este valor para a sua conta pessoa física, sendo considerado a distribuição de lucro. A distribuição de lucro é isenta de imposto.

Esse é um cálculo feito anualmente, no fechamento do balanço e logo depois, distribuída aos sócios, com o propóstio de cumprir com a participação deles no capital social ou algum outro acordo entre as partes.

Pró-labore influenciando a alíquota de imposto

Alguns segmentos tem grande ligação, entre a alíquota de imposto a se pagar sobre o faturamento da empresa, e o valor a se retirar do pró-labore, o Fator R como é conhecido.

Saiba mais sobre Fator R: https://www.contabilizedigital.com.br/o-que-significa-o-fator-r-contabilidade-online/

Todos os planos da Contabilize Digital estão inclusos a assessoria e cálculo de Pró-labore.

E ao assinar qualquer plano você ainda ganha:

  • Emissor de Nota Fiscal
  • Emissor de Boletos
  • Sistema Financeiro
  • Envio e Recebimento de Documentos em Nuvem

Fale com nossos especialistas: api.whatsapp.com/send?phone=5511940731097