Tanto a fatura quanto a nota fiscal são documentos muito comuns e importantes nas vendas de produtos e serviços e transações financeiras feitas por uma empresa.
Alguns, porém, podem se confundir em relação à finalidade de cada um ou mesmo achar que eles são similares.
Quer tirar as suas dúvidas sobre fatura e nota fiscal? Confira detalhes sobre cada um desses documentos neste artigo.
O que é uma fatura?
A fatura é um documento no qual traz informações sobre a transação comercial. Embora possa ser usada por uma empresa para controlar suas movimentações financeiras, a fatura não recolhe impostos.
Os dados que integram uma fatura são normalmente os seguintes:
- Data de emissão
- Número da fatura
- Valor da prestação de serviços ou da transmissão de bens
- Nome ou denominação social do destinatário e do fornecedor de bens ou serviços
- Número de Identificação Fiscal (NIF) do fornecedor de bens ou prestador de serviços
- Número de Identificação Fiscal (NIF) do destinatário de bens ou serviços
- Denominação e quantidade dos bens ou serviços
- Taxas aplicáveis.
O que é uma nota fiscal?
A nota fiscal, por sua vez, é um documento obrigatório em que as empresas precisam ter um registro da transação referente a um produto ou serviço. MEIs e autônomos só precisam da nota fiscal caso façam uma venda para outra pessoa jurídica.
Os principais tipos de notas fiscais são a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), emitida nas vendas diretas aos consumidores finais, substituindo o cupom fiscal; Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): versão digital da nota fiscal impressa; e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e): versão eletrônica da nota fiscal impressa para prestadores de serviços.
É por meio da nota fiscal que o Fisco recolhe os impostos comerciais. Para isso, o documento deve conter:
- Número de ordem e série
- Natureza da operação
- Data de emissão
- Identificação do titular (nome, endereço, inscrição estadual e CNPJ)
- Data de saída das mercadorias
- Identificação do destinatário (nome, endereço, inscrição estadual e CNPJ)
- Detalhamento das mercadorias vendidas (quantidade, marca, tipo, modelo etc)
- Dados sobre o transportador dos produtos
- Informações referentes ao recolhimento dos tributos
- Forma de acondicionamento dos itens.
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