fbpx

Se organizar  é essencial para uma rotina equilibrada, seja a nível pessoal ou profissional. Isso porque essa administração de atividades proporciona um melhor uso do tempo, menos estresse e muitas outras vantagens que melhoram a qualidade de vida.

Entretanto, nem sempre colocar em prática esse hábito é fácil, principalmente para quem já cresceu com o costume de realizar as demandas em cima da hora ou até mesmo ter o quarto bagunçado.

Refletindo em várias esferas da vivência humana, a organização é essencial para quem busca ter mais assertividade nas suas obrigações e se destacar nos estudos, no campo pessoal ou no trabalho.

O que é organização, afinal? Entenda a importância de se organizar.

Muito se fala sobre o hábito de ter tudo em ordem, mas há quem ainda não saiba o que de fato é a organização. Segundo estudiosos, essa prática está relacionada principalmente à busca pela realização de metas.

Sendo uma forma de traçar um caminho, ter organização é combinar os melhores elementos para atingir um alvo.

Ou seja, uma palestra de empoderamento para mulheres irá acontecer em um importante hotel da cidade na segunda de manhã, e para que tudo ocorra adequadamente, o responsável pode criar um checklist com os elementos necessários para o evento.

Assim, quando cada item for realizado, essa pessoa pode marcar a tarefa como concluída, dessa forma gerando mais controle sobre o que está acontecendo.

A técnica acima é apenas uma das milhares ferramentas que ajudam um indivíduo a ser mais organizado. Em resumo, esse hábito nada mais é que delinear etapas para se chegar a um objetivo principal.

A organização no trabalho  

Para quem um trabalho bem feito seja realizado além de muita motivação e dedicação também não pode faltar a organização para entender os processos e executá-los com maior precisão.

Vamos supor que uma empresa de abertura cofre digital acabou de ser inaugurada e deseja se destacar no mercado, principalmente com os novos clientes, de forma que atraia mais consumidores organicamente.

Assim, todos os funcionários precisam ter controle sobre as atividades que estão desempenhando para que suas ações se encaixem como um extenso quebra-cabeça, sem que um atrapalhe as funções do outro. 

A importância de se organizar, esse aspecto também é fundamental para que outros elementos benéficos sejam desenvolvidos, como:

1 – Melhorar a concentração

Manter a concentração sobre algo que se está fazendo não é fácil, ainda mais hoje em dia, com tantos aparatos tecnológicos que chamam a atenção. Mas, para evitar a famosa procrastinação, apostar em um ambiente organizado é uma ótima opção.

Isso porque, quando cada objeto, papel, agenda e arquivo e itens estão guardados em seus devidos lugares, é mais fácil achá-los na hora em que estiver desenvolvendo um projeto, atendendo um cliente ou um fornecedor de instalação cerca elétrica industrial.

Além disso, essa situação também estimula que o indivíduo fique mais motivado para realizar a demanda.

Entretanto, não é apenas no aspecto material que a organização pode se fazer presente. Organizar os horários e até mesmo os aplicativos e pastas do computador faz uma grande diferença sobre a concentração, promovendo um maior bem-estar.

2 – Ter mais produtividade

Se há mais foco sobre a atividade que está sendo executada, também há mais produtividade, principalmente quando é feita uma lista com as metas e com tudo que precisa ser realizado durante o dia, semana, mês ou ano.

Além disso, como já mencionamos, quando todos os materiais necessários para que uma atividade seja feita estão em seus devidos lugares, torna-se mais rápido executar tal ação.

O que, consequentemente, faz com que a outra demanda da lista também seja executada em um curto espaço de tempo.

Assim, quem tem como tarefa do dia procurar uma cortina blackout sob medida para o escritório, pode organizar uma lista de fornecedores para entrar em contato, otimizando o tempo e sendo mais produtivo.

3 – Diminuir o estresse

É claro que nem sempre ser organizado fará que os percalços da vida sejam evitados. Contudo, ajuda bastante a diminuir a ansiedade e o estresse, pois faz com que a pessoa tenha um maior controle sobre o tempo e as demandas que precisam ser feitas.

Caso algum contratempo ocorra, será mais fácil administrá-lo e resolvê-lo, ainda mais em um ambiente em que tudo está em ordem.

Por isso, é essencial realizar aquela limpeza corporativa no espaço pelo menos a cada trimestre, como jogar os papéis velhos fora, limpar o drive, fazer uma lista de obrigações, e assim por diante.

4 – Mais assertividade

Assertividade é muito importante para que um trabalho seja executado em um menor tempo, fator que desencadeia todos os itens que já foram citados: mais produtividade, menos estresse e melhor concentração.

Sem falar que, quando um funcionário consegue ser mais assertivo, ou seja, objetivo em sua função, ele se destaca e pode até mesmo ganhar uma promoção ou aumento.

Afinal, todas as empresas buscam por ações que atinjam diretamente os seus objetivos, gerando o lucro esperado.

Dessa forma, ser organizado possibilita entender melhor todo o mecanismo da demanda e realizar cada passo no tempo apropriado e com dedicação.

5 – Melhor aprendizado

Considere que sistema de monitoramento comercial é a nova área de atuação de uma recém-formada. Além de tudo que viu nas aulas, ela também precisará aprender com os colegas de trabalho as técnicas utilizadas no dia a dia.

Com isso, para ter um melhor aprendizado com esse desafio, essa funcionária terá que separar um tempo para trabalhar, estudar e ainda colocar em prática tudo que está vendo.

Nesse caso e em tantos outros, a organização desempenha um papel fundamental, posto que ajuda o cérebro a ter uma maior assimilação do conteúdo, maior foco e diminuir as distrações e até mesmo o estresse.

Todos esses benefícios dependem totalmente da força de vontade de quem busca ter destaque e mais sucesso na carreira profissional. Porém não é um processo fácil, e para isso existem algumas técnicas que podem ser colocadas em prática.

Nesse contexto, basta escolher quais são as melhores ferramentas para estimular a organização e colocar em prática esse hábito saudável.

Como posso ser mais organizado?

Se o desejo é se tornar uma pessoa com maior controle sobre o próprio tempo, atividades e obrigações, é ideal começar a fazer isso a partir das pequenas coisas do cotidiano, como arrumar a cama pela manhã.

Os pequenos elementos do cotidiano são fundamentais para estimular um sentimento de ordem, pois com o passar do tempo, eles acabam gerando uma maior noção e sensação de como uma vida planejada faz bem.

Assim, organizar a cama já nas primeiras horas do dia é uma prática simples, mas que gera grandes efeitos sobre o cérebro, estimulando o desejo de continuar com o restante do dia organizado e mais motivação.

Desse modo, a produção de brindes corporativos diferenciados, desenvolvimento de uma marca e outras demandas mais difíceis serão impactadas por essa simples atitude.

Ademais, para intensificar a criação desse novo hábito, existem algumas técnicas que podem ser colocadas em prática.

Uma muito comum e talvez a mais usada é a lista de tarefas, que possibilita uma visão 360° de tudo que precisa ser feito no dia, ajudando a ter uma ideia de quanto tempo será levado para realizar a demanda e o que é prioridade.

Essa lista pode ser feita por meio de aplicativos para smartphone e computadores, ou até mesmo manuscrito em uma agenda, que é a segunda dica.

A agenda foi criada exatamente para otimizar a organização, pois facilita na hora de lembrar o que deve ser feito, os compromissos do dia, as contas que precisam ser pagas, e assim por diante.

Deste modo, basta escrever um tópico como caixa plástica de mercado, que será possível lembrar dessa necessidade.

Também existem alguns métodos que facilitam a realização das demandas do dia, afastando a temida procrastinação, como é o caso da ferramenta 5s, criada no Japão após a Segunda Guerra Mundial.

Essa metodologia tinha o intuito inicial de reestruturar o país, e é dividida em:

  • Classificar o que é importante;
  • Organizar com o uso de ferramentas;
  • Limpar o que não for necessário;
  • Padronizar os itens acima;
  • Manter o comprometimento.

Além disso, existe a Técnica Pomodoro, criada no final dos anos 1980. Muito conhecida para otimizar a gestão de tempo, a técnica ainda possibilita que uma pessoa seja mais produtiva.

Essa ferramenta funciona basicamente em separar um tempo para realizar uma tarefa. Ou seja, a cada 25 minutos de trabalho, dê uma pausa de 5 minutos para relaxar. Depois, retorne e vá realizando os intervalos até concluir a demanda.

Considerações finais 

Ter organização é fundamental para ter uma vida mais saudável, sem tanto estresse e também para se destacar nas demandas que precisam ser realizadas no cotidiano.

Organize a contabilidade da sua empresa com a Contabilize Digital