fbpx

A contabilidade não é uma escolha. É uma obrigação para qualquer negócio. Ainda assim, um bom contador pode fazer a diferença para o crescimento de uma empresa.

Veja neste artigo qual a importância da contabilidade e como ela colabora com o sucesso de um negócio.

A importância da contabilidade

A contabilidade é muito importante para o crescimento das empresas, uma vez que ajuda os sócios, gerentes e investidores a avaliar o desempenho financeiro do negócio.

Fornece informações vitais sobre custos e ganhos, lucros e perdas, passivos e ativos para os processos de tomada de decisão, planejamento e controle dentro de uma empresa.

O principal objetivo é registrar as transações financeiras nos livros de contas para identificar, mensurar e comunicar as informações econômicas.

Além disso, a União exige que se mantenha os registros contábeis em um nível que acompanhe as receitas e despesas.

Ajuda no crescimento das empresas

1. Previsão de orçamento

Seu contador pode lhe ajudar a criar relatórios de orçamento e previsão, estabelecendo metas realistas a serem alcançadas nos próximos 12 meses.

Esses relatórios podem trazer custos fixos (aluguel, por exemplo) e os custos variáveis ​​(como estoque, distribuição, fabricação e mão de obra) e como eles se comparam ao volume de vendas em diferentes períodos.

2. Indicadores de desempenho na contabilidade

Em todos os negócios, existem KPIs (indicadores de desempenho) e, na maioria dos casos, seu contador possui esse conhecimento e experiência por trabalhar com outros clientes.

3. Benchmarking

Seu contador provavelmente sabe se você está tendo um desempenho melhor ou pior que a concorrência. Isso pode fazer uma diferença grande e positiva para os resultados financeiros.

4. O valor do seu negócio

Mesmo que você não pense vender seu negócio, saber o valor dele hoje é importante para que você possa planejar o futuro que deseja ter.

Certas oportunidades podem surgir de uma outra para outra. Esteja pronto para isso com a consultoria adequada para que você tenha uma estimativa de quanto vale o seu negócio dado as condições de mercado.

5. Conselhos práticos sobre contabilidade

Um bom contador dever ser uma pessoa conectada e que conhece outros profissionais importantes que atendem clientes como você.

Fale agora com nossos especialistas! ou acesse: Contabilize Digital