fbpx

Estratégias de posicionamento, qualquer empresa que deseja conquistar o seu espaço no mercado precisa investir em ações para se destacar. No entanto, é fundamental que ela tenha uma estratégia de posicionamento, para agir e atingir o resultado almejado.

De fato, levando em consideração que muitas companhias hoje abrem as suas portas e querem conquistar uma fatia do mercado, é comum que a concorrência vá crescendo com o passar do tempo.

Diante disso, não é difícil imaginar que todo o trabalho focado na conquista e na fidelização dos clientes é indispensável para que um estabelecimento se destaque das demais, o que vai ser essencial para que ela conquiste um bom desempenho no seu setor.

Na prática, uma empresa de reforma de apartamento vai se deparar com uma série de concorrentes, mas é com um trabalho bem realizado e direcionado que ela pode conquistar a liderança no mercado.

Nesse caminho, ela precisará conhecer bem o seu público e entender quais são as necessidades dele para que consiga atender com excelência a essas pessoas, o que pode significar a fidelização delas à marca com sucesso.

O caminho mais seguro para se conquistar esse tipo de resultado é justamente aplicar estratégias de posicionamento, nas quais a experiência e a percepção das pessoas que estabeleceram determinada relação com a organização.

Nisso, não há como não dar o devido destaque ao marketing de posicionamento, que deve levar em conta as características da companhia e as preferências do público dela, de modo que cada ação seja realizada de maneira eficaz.

O marketing é um elemento indispensável atualmente, principalmente em tempos de internet e de tecnologia, pois as ferramentas possibilitam uma atuação cada vez mais abrangente e positiva.

Para entender melhor o que é o marketing de posicionamento, qual a importância dele para um negócio e conhecer dicas que ajudam no desenvolvimento dessas estratégias, não deixe de ler este conteúdo até o fim. 

O que é marketing de posicionamento?

Qualquer tipo de negócio pode apostar no marketing para conquistar melhores resultados, seja ela especializada na fabricação de carimbo redondo personalizado ou um escritório de contabilidade.

Diante desse fato, é preciso considerar que uma empresa deve se posicionar no mercado, de modo a conquistar uma boa imagem, que ajude na divulgação dos seus produtos e serviços, o que vai trazer impactos positivos para a marca como um todo.

Para isso, são necessários dois elementos indispensáveis: estratégia e ação. Em geral, as soluções de marketing disponíveis são voltadas para a imagem da marca, de forma que elas se voltam para impactar o consumidor, resultando em vendas.

De maneira prática, o marketing ou estratégia de posicionamento tem relação com os 4Ps do marketing, que abrange elementos essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. São elas:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Nesse sentido, o marketing de posicionamento está diretamente ligado com a capacidade de uma companhia de atender às necessidades de compra dos seus consumidores, sejam elas a de adquirir um envelope personalizado A4 ou uma caneta.

Assim, uma empresa deve oferecer um bom produto, por um preço interessante, no local certo e da forma correta. Tudo isso influencia na imagem da marca e em como o cliente vai se adequar a ela, passando a admirá-la.

Em resumo, não há como negar que uma empresa se diferencia das demais ao oferecer um produto ou serviço exclusivo ao seu cliente, o que faz com que ele deseje ter a solução oferecida.

Mas, mesmo tendo esse produto em seu portfólio, a empresa deve saber comunicar isso aos consumidores, ajudando-os a entender que aquele é um item que eles podem desfrutar pelas qualidades e valores envolvidos.

Para que isso seja possível, uma empresa que vende cosmeticos profissionais precisa ter estratégias de divulgação da marca e dos produtos, focando na imagem que deseja transmitir aos clientes.

O resultado disso é uma imagem fortalecida e diferenciada da concorrência, que é impressa na percepção do público com relação a outras marcas do mercado.

Esse é também o famoso Top of Mind, que nada mais é do que a primeira marca que surge na mente de um comprador quando ele pensa em adquirir um produto ou serviço que esteja precisando naquele instante.

Qual a importância das estratégias de posicionamento para uma empresa?

Não é difícil imaginar que o marketing realizado para promover um negócio pode ser de suma importância para o desenvolvimento da empresa. Mas, quando se pensa no posicionamento da marca, isso pode ser ainda mais relevante.

Não há como negar que uma marca que possui uma imagem forte dentro do seu nicho pode se destacar de maneira interessante no mercado. Dessa forma, além de se tornar mais visível, ela também consegue atrair muito mais pessoas.

Para ilustrar, basta imaginar o que é uma empresa de limpeza de telhado bem posicionada no seu setor: ela é uma referência, possui um grande número de clientes, tem uma atuação mais forte e marcante e agrada ao seu público de modo constante.

Na prática, ela se torna a melhor opção para os clientes, o que vai impactar diretamente nos seus resultados. Afinal, um consumidor satisfeito se fideliza ao negócio, indica os serviços para amigos e se torna um defensor da marca.

Ao mesmo tempo, isso garante que a marca se torne uma companhia de excelência, que oferece sempre uma qualidade superior, que promove o seu negócio com facilidade e, diante disso, conquista o seu merecido espaço.

Portanto, não há como negar que o posicionamento de uma marca é um elemento importante da sua atuação, pois é por meio dele que o estabelecimento pode crescer, garantir a sua boa imagem e se fortalecer para conquistar novos horizontes.

3 dicas de como desenvolver o posicionamento da empresa

Depois de entender um pouco mais sobre o posicionamento de uma marca e como ele é fundamental para o sucesso de um negócio, também é necessário saber como aplicar estratégias nesse sentido.

Há várias alternativas que podem ajudar, de modo que tanto uma empresa de móveis modulados escritório quanto uma loja de venda de roupas infantis podem apostar nessas frentes para melhorar o seu posicionamento no mercado. Conheça algumas a seguir:

1. Entenda o seu nicho e a sua concorrência

Todo bom empresário sabe da necessidade de investir em conhecimentos para que o seu negócio possa se expandir. De fato, há vários aspectos que influenciam nisso e é fundamental entendê-los.

Estudar o nicho de atuação é um dos principais. Isso quer dizer que um empresário deve conhecer as possíveis frentes de atuação no setor e em qual delas o seu negócio vai performar.

Entender a concorrência é outro passo fundamental, pois uma estratégia de posicionamento que ainda não tinha sido idealizada pela empresa e que está trazendo resultados para outras marcas deve ser conhecida pelos gestores.

Ou seja, estar atento ao entorno, tanto no nicho de atuação quanto de olho nos concorrentes, é um modo de garantir um posicionamento mais efetivo e voltado para o que realmente importa.

2. Invista em marketing

Hoje em dia, quem não é visto não é lembrado. Isso quer dizer que quanto mais o público tem contato com uma marca, maior é a chance de ela surgir na mente dele no momento de compra.

Por isso, tão importante quanto investir em serviços recepção para realizar um bom atendimento ao cliente é se voltar para ações de marketing efetivas, que ajudem na captação de clientes.

A dica aqui é apostar em anúncios que permitam um alcance maior do público, mas também o de marcar presença em diversas plataformas, o que gera uma maior visibilidade e, por consequência, um posicionamento mais amplo e constante da companhia.

3. Defina o core business da marca

Por fim, é também de se desejar que a companhia saiba exatamente como ela quer ser lembrada pelo público. Isso implica na definição da escolha do core business da marca, ou seja, nos seus produtos e serviços.

De fato, um portfólio enxuto pode ser o ideal para muitas companhias, assim como há aquelas que dependem de um amplo catálogo para alcançar mais pessoas. Por isso, a depender do nicho, essa é uma característica indispensável de posicionamento.

Um exemplo disso pode ser o de uma oficina que presta atendimento de auto elétrica a domicílio, o que geralmente não é feito por muitas outras concorrentes. Dessa forma, a empresa se destaca e conquista mais clientes pelo seu diferencial.

Portanto, definir o que é o coração de uma marca é um ótimo caminho para garantir um melhor posicionamento, pois é a partir disso que o público pode identificá-la melhor e saber que aquele estabelecimento é referência no setor em que atua. 

Considerações finais

O posicionamento de uma marca dentro do seu nicho é um passo essencial para que ela se torne uma top of mind e seja reconhecida pela excelência dos seus serviços no mercado. 

Precisando de contabilidade? Fale já com a gente!