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Engajamento com os clientes, dentro do marketing digital, se refere ao grau de participação e à proximidade que existe entre uma empresa e seu público, o que inclui consumidores e potenciais contratantes.

A transformação digital trouxe muitos desafios, mas o maior deles é o fato de que os consumidores estão empoderados.

Existe uma relação muito mais próxima entre os consumidores e as marcas, portanto, a relação de consumo não se resume apenas em compra e venda. As pessoas sentem a necessidade de se relacionar com a marca e daí surge o engajamento.

As companhias podem promover esse conceito de várias formas e assim se aproximarem mais do público com quem querem se relacionar.

Para trabalhar essa aproximação, é necessário investir em diferentes estratégias, como produção de conteúdo e melhorias no atendimento. Tudo isso cria engajamento e traz mais sucesso para o negócio.

Só que para conquistar o engajamento, é necessário compreender mais alguns aspectos a respeito dele, e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui.

Você vai entender seu conceito, a importância que ele tem para as corporações e ler algumas dicas para melhorá-lo.

O que é engajamento com os clientes?

O engajamento representa o nível de proximidade entre a empresa e os consumidores, ou seja, o quanto essas partes se relacionam e interagem entre si.

Quanto maior for o engajamento, mais próximos estão os consumidores e as empresas, e isso acaba aumentando a relevância da marca.

O quanto as pessoas interagem com a confecção de uniformes profissionais para obras, seja de maneira voluntária, promovendo o negócio ou apenas reagindo às publicações nas redes sociais, diz respeito ao nível de engajamento.

Mensurá-lo é uma forma de avaliar se as estratégias de marketing estão dando resultados e quais são as ações mais eficientes para atrair as pessoas. Com base nisso, começamos a compreender a importância do engajamento.

Importância do engajamento com os clientes

Até aqui, ficou claro o conceito de engajamento, e com base em sua definição, não é difícil compreender sua importância.

Em primeiro lugar, ele ajuda a economizar os investimentos em marketing, e isso acontece porque consumidores fidelizados se tornam compradores recorrentes.

Por outro lado, é muito mais caro conquistar um novo comprador, sem falar no fato de que clientes fiéis geram mídia espontânea e trazem novos consumidores, sem que a empresa precise gastar nada.

O aumento de valor da marca também é outra vantagem que justifica a importância de investir em estratégias que aumentam o engajamento.

Valor de marca é um conceito que está relacionado a outros fatores, tendo em vista que a propaganda espontânea feita por quem compra com você é muito mais forte do que qualquer outra estratégia.

Inclusive, a reputação do negócio se constrói com base naquilo que os clientes falam sobre os produtos e serviços e sobre o atendimento recebido.

Se a experiência do cliente com uma empresa de limpeza de cadeiras estofadas foi além do que ele esperava, fica mais fácil reduzir a taxa de churn.

O consumidor está constantemente em contato com a marca, o que acaba reduzindo o tempo entre uma compra e outra, ou seja, ele vai consumir constantemente e o negócio terá uma renda recorrente e previsível.

Por fim, o engajamento é importante porque aumenta o nível de retenção de clientes. Em outras palavras, a corporação é capaz de criar uma base de consumidores fiéis e assim reduzir os custos com estratégias que mesmo assim vão manter a força do negócio.

Qualquer companhia que faça esse acompanhamento vai identificar pontos fortes e fracos em seus clientes, assim sendo, saberá quais são as melhores estratégias para fidelizá-los, o que colabora com o seu crescimento.

Só que para aproveitar todos os benefícios do engajamento, uma empresa de instalação elétrica estilo industrial precisa saber como cultivá-lo.

Como melhorar os níveis de engajamento?

Existem várias estratégias que ajudarão o seu negócio a aumentar os níveis de engajamento, e dentre as principais estão:

1.    Conhecer seu público-alvo

Uma das primeiras coisas que a empresa precisa fazer é conhecer as características do seu público-alvo, reunindo informações, como:

  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Escolaridade;
  • Gênero.

Também é importante descobrir um pouco mais sobre desejos e preferências e assim poder oferecer exatamente o que essas pessoas procuram.

2.    Estar nas redes sociais

As redes sociais são excelentes plataformas para aumentar o engajamento, visto que elas ajudam a construir presença de marca, distribuem conteúdos relevantes e estão conectadas com os acontecimentos ao redor.

Essas plataformas reúnem milhões de pessoas, mas isso não significa que a sua empresa precise de um perfil em cada uma delas.

Na verdade, uma empresa de limpeza de pele profunda masculina deve identificar quais redes sociais seu público-alvo utiliza e investir em ações dentro desses sites.

3.    Oferecer diferentes canais de atendimento

O atendimento deve ser uma prioridade para a sua empresa e uma das melhores formas de aprimorá-lo é atender em vários canais e oferecer pontos de contato diferentes.

Com isso, o usuário vai escolher o canal que mais agrada e a companhia será capaz de garantir uma experiência satisfatória. 

Mas, lembre-se de que o atendimento prestado precisa ter qualidade em qualquer uma das opções.

4.    Interagir por e-mail e redes sociais

A base do engajamento é a interação, portanto, as companhias precisam estimular esse contato. Uma das opções mais comuns é o e-mail, por onde a companhia pode pedir sugestões sobre seus produtos.

As redes sociais também são boas plataformas para isso porque elas promovem a interatividade.

Dessa forma, uma empresa de aluguel de impressoras pode enviar questionários e perguntas em relação aos conteúdos publicados.

5.    Mensurar os resultados

As estratégias de marketing digital só funcionam quando os resultados são mensurados. É assim que a corporação identifica o que precisa ser aprimorado e não perde tempo com algo que não traz resultados.

O acompanhamento das métricas e indicadores vai apontar quais ações estão beneficiando o engajamento e aquelas que precisam ser corrigidas.

6.    Criar conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital e é crucial para engajar o público.

Só que para produzir materiais realmente interessantes para as pessoas, primeiro é necessário saber o que elas realmente precisam e solucionar seus possíveis problemas e dúvidas.

Os materiais devem ser chamativos e despertar a curiosidade do público, e uma boa dica para fazer isso é abordar assuntos do momento e distribuir os conteúdos em diferentes canais.

A maior vantagem de investir em marketing de conteúdo é que as produções podem assumir diferentes formatos, como vídeos, textos, áudios, imagens, entre outros, aumentando as chances de impactar pessoas diferentes.

Por exemplo, uma empresa de limpeza de cadeiras de escritório pode fazer um vídeo dando dicas de limpezas para a sua audiência, o que será muito mais interessante do que ler um texto sobre o assunto.

Verifique o formato de conteúdo que seu público mais gosta e procure focar nele, mas sem se esquecer de que variar também é importante.

7.    Ser criativo

Atrair pessoas exige muita criatividade, por isso, estratégias criativas têm muito mais chances de aumentar o engajamento.

Lembre-se de que na internet existe uma grande concorrência, tanto para empresas de aluguel de maquina de xerox quanto para qualquer outro tipo de negócio.

Quem quer exclusividade precisa saber inovar, além de ter um objetivo que ajude o negócio a ser útil para os consumidores. Tudo isso vai aumentar o engajamento e tornar a empresa conhecida por mais pessoas.

Muito além de conseguir chegar ao conhecimento de uma grande quantidade de consumidores, o engajamento é se posicionar como marca de importância e realmente capaz de atender às necessidades do público.

8.    Prestar um bom atendimento

Mesmo que uma empresa invista em excelentes estratégias de marketing digital, trabalhe com produtos e serviços de qualidade e ofereça preços competitivos, só vai conquistar o engajamento do público se prestar um bom atendimento.

Por exemplo, ao chegar em um pet shop, o proprietário de um animal de estimação quer ser bem recebido, ter suas dúvidas esclarecidas e sentir que seu pet será bem cuidado no estabelecimento.

É muito decepcionante para os consumidores procurar uma marca depois de ver um anúncio ou um produto que lhe interessa e não ser bem atendido.

Considerações finais

Resumindo, poucas coisas são tão importantes quanto ter um público engajado. Essas pessoas compram com o seu negócio e recomendam suas soluções para outros indivíduos de seu círculo social.

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