fbpx

A consultoria tributária é um serviço essencial tanto para que uma empresa cumpra as obrigações do Governo em relação a impostos, como para reduzir certas despesas, auxiliando na gestão financeira de um negócio.

Veja neste artigo mais detalhes sobre o que é uma consultoria tributária, quais as vantagens desse trabalho para sua empresa e como acertar na contratação.

O que é consultoria tributária?

É um serviço no qual uma empresa contrata a fim de ficar em dia com a União em relação a pagamento de impostos e também para encontrar formas legais de reduzir o custo tributário.

O trabalho da consultoria é analisar a contabilidade de uma organização e verificar se esse fluxo financeiro está alinhado com as exigências dos governos federais e estaduais, além de prefeitura — caso da consultoria tributária municipal.

Quais as vantagens de uma consultoria tributária?

A primeira vantagem de uma consultoria tributária, na verdade, é evitar maiores problemas. Isto é, tirar sua empresa do caminho de qualquer risco de processos administrativos e judiciais.

Além disso, de forma estratégica, a consultoria tributária pode trazer muitos resultados positivos a um negócio, como:

  • economia tributária
  • recuperação de créditos tributários
  • apoio na gestão financeira
  • suporte em crises
  • redução de prejuízos e gastos desnecessários.

Onde contratar?

Ainda que todo empreendedor precise ter a responsabilidade de conhecer os tributos relacionados a seu negócio, contar com uma consultoria tributária é ter apoio de especialistas que ajudam sua empresa estar em dia com a União.

Além disso, como vimos, a consultoria tributária tem um papel essencial no planejamento financeiro de uma companhia. Por isso, é importante buscar apoio de profissionais experientes nesse segmento.