fbpx

Conheça as vantagens de ser PJ: Ainda tem dúvidas sobre se é melhor ser PJ ou CLT? Já conhece as diferenças? Essa é uma questão comum entre muitos trabalhadores no Brasil, especialmente depois de certas flexibilizações nas leis trabalhistas nos últimos anos.

Confira este artigo para entender o que envolve as duas categorias, como funciona esse tipo de contratação e quais as vantagens.

Conheça as vantagens de ser PJ

O que é ?

É a sigla para pessoa jurídica, ou seja, uma entidade formada por uma ou mais pessoas com uma finalidade específica. Por exemplo: uma empresa, que tem objetivos comerciais.

Quando chamamos uma pessoa física de PJ significa que ela trabalha em um modelo diferente da carteira assinada (CLT), na qual há subordinação de um funcionário a uma empresa.

Como PJ, o trabalhador presta seus serviços a uma ou mais empresas também atuando como empresa — isto é, um CNPJ atendendo um outro CNPJ.

Como funciona?

O contratado tem apenas a obrigação de prestar serviços e entregar o produto de seu trabalho que foi pré-estabelecido em um acordo com o contratante.

Assim, diferentemente de um funcionário de carteira assinada (CLT), ele não possui vínculo empregatício com a organização e não possui direitos comuns do trabalhador, como vales, férias, 13º, FGTS, licenças, etc.

Embora não possua esses benefícios e tenha que arcar por conta própria com alguns impostos, um profissional tem muitas vantagens em ser PJ. Saiba mais a seguir.

Quais são as vantagens?

  • mais liberdade, flexibilidade e autonomia
  • possibilidade de ganhos maiores
  • menos descontos no pagamento como MEI
  • possibilidade de trabalhar com mais clientes
  • possibilidade de escolher em que tipo de projeto trabalhar.

Qual é melhor?

Conheça as Vantagens de ser PJ

Enquanto o trabalhador CLT é um funcionário de uma empresa, o PJ é um empreendedor.

O profissional PJ costuma receber uma remuneração mais alta que um CLT. O custo de um trabalhador CLT pode ser três vezes maior que contratar um PJ. A diferença é que o PJ recebe quase todo o dinheiro de forma livre.

Por outro lado, o PJ tem menos estabilidade e precisa ter responsabilidade no pagamento de impostos.

Depois de conhecer a diferença entre PJ e CLT, qual modelo de trabalho você prefere?

Fale agora com a gente!