Capital de giro e a sua importância na abertura de uma empresa ou projeto, existem algumas decisões que normalmente já andam em conjunto com o projeto.

O mais comum, é o ramo de atividade que a empresa vai seguir, por exemplo:

A empresa será um comércio, qual produto vender? ou prestadora de serviço e qual serviço irá oferecer?.

Na maioria das vezes, o empreendedor quer abrir um negócio onde ele já tem experiência e enxerga uma oportunidade de mercado.

Após a definição da segmentação, a próxima decisão é se a empresa será individual, ou se o empresário vai ter sócios, afim de, dividir os esforços e conhecimentos.

Custos iniciais da empresa

  • Equipamentos
  • Mercadorias
  • Custo de abertura da empresa
  • Entre outros

Com a finalidade de saber mais, acesse: https://www.contabilizedigital.com.br/pro-labore-oque-e/

O que se tem notado em grande parte dos iniciantes no mercado empresarial, é não entender a importância do capital de giro dentro do projeto. Quando o projeto é iniciado, a empresa ainda não é conhecida, não há base de clientes e a captação está começando do zero.

Empresas no inicio de seu ciclo, é natural ter prejuízo, em meses recorrentes, sendo assim necessário o valor do capital de giro.

O Capital de giro

Portanto, o capital de giro, nada mais é que o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento da empresa. 

Empresas com potencial, ideias fenomenais, sofrem de uma recorrência, onde, após alguns meses é notado que o empresário considera que o negócio “não deu certo”.

Baseado nisso, houve um erro de formatação no projeto inicial, com toda certeza a empresa poderia alcançar voos altos, se acaso houvesse o capital de giro para se manter.

Existe também exemplos de projetos que começaram com o capital de giro e análise do negócio de uma forma mais assertiva, onde os sócios utilizaram esse capital de doze a quinze meses. Criando o amadurecimento do negócio, e após esse tempo, a empresa já estava com uma base sólida. Em resumo, começar a ter o lucro e desfrutar do planejamento.

Dica para quem está começando

Jamais depender da venda ou do serviço de hoje, para as contas de amanhã, pois dessa forma, o sonho pode realmente virar um pesadelo.

Caso seja necessário, invista menos em estoque, equipamentos e deixe sempre o capital de giro disponível. Para que o sucesso seja alcançado de uma forma mais assertiva.

Primeiramente, é importante lembrar que contabilidade é a regra dos negócios e para que sua empresa cresça, conte com a gente.

Portanto, fale com nossos especialistas: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511940731097 alavanque seus resultados.